Convicção: Fundada por Jesus Cristo é a mais excelente articulação institucional do Cristianismo. Nela se encontra a totalidade dos meios de salvação. Não nega o valor religioso e salvífico das demais religiões cristãs ou não cristãs.
Purgatório: Nada de imperfeito pode participar do céu. Por isso há necessidade de uma purificação anterior(purgatório).
Ressurreição: 1. No fim do mundo, quando Cristo voltar, as almas se unirão a seus corpos que tiveram em vida e ressuscitarão. Terão um corpo semelhante ao corpo de Cristo, após a ressurreição.
2. Acontece no momento da morte. O homem é um espírito corporificado ou um corpo espiritualizado, logo, a ressurreição se dá na morte, assumindo o eu (alma) um novo corpo, enquanto o que fica(cadáver) é levado ao cemitério e lá fica sem ressuscitar.
Reencarnação: Não aceita.
Santos: Jesus Cristo é o único mediador, e, isto não exclue a mediação dos santos. A Igreja os venera, mas não os adora, isto só se deve a Deus.
Imagens: A Igreja venera as imagens como se venera um fotografia de um ente querido, ou a estátua de uma pessoa célebre. Só Deus é Deus, e só Ele se deve adoração.
Nossa Senhora: Teotokas (Mãe de Deus). Os evangélicos A aceitam com Mãe do Senhor.
Hierarquia: Cristo quis a sua Igreja governada pelo colégio dos apóstolos. Por isso instituiu os doze, chefiados por Pedro. Os sucessores dos apóstolos são os bispos, e, o sucessor de Pedro é o papa, bispo de Roma.
Leigos: São todos os católicos que não pertecem à ordem sacra.
Sacerdócio: Comum – pelo batismo todos participam do sacerdócio de Cristo.
Ministerial: é o sacerdócio dos bispos e padres.
Celibato: Lei disciplinar, não divina, que a Igreja pode mudar se as circunstâncias o exigirem.
Casamento: A Igreja prega o matrimônio indissolúvel porque Cristo assim o quis: “Não separe o homem o que Deus uniu” (Mt 19,6).
Controle de natalidade: Crescei e multiplicai-vos (Gn 1,28).
Batismo: Na família onde não há fé vivida não se deve batizar crianças.
Doutrina Social: Cartas encíclicas que oferecem princípio de orientação diante os bens da terra. Brasil - Comunidades Eclesiais de Base ( CEBS).
Movimentos: Buscam uma vivência mais profunda da fé. MFC, ECC, CURSILHO, EMAÚS, RCC, GEN CINCO, EUREKA, TFP, etc.
0 comentários:
Postar um comentário