quarta-feira, 13 de junho de 2007

BUDISMO




FUNDAÇÃO: Séc VI aC ­
FUNDADOR: SIDHARTHA GAUTAMA, chamado o BUDA (o iluminado).
LUGAR: NEPAL, ao norte da Índia.
LIVRO SAGRADO: TRIPITAKE ou TRIPITAKA (Os três cestos da sabedoria) ADÉPTOS: 329 milhões(1992).
DISTRIBUIÇÃO: China, Japão,Ceilão, Tailândia, Birmânia, Vietnam" Coréia, Mongólia, Cambodja, Nepal, Laos e india.

SEITAS: 1 - MAHAYANA (grande veículo), menos intelectualista, ascético e pessimista. Vale a pena lançar-se no ilusório por amor aos outros, e, 2 - HINAYANA (pequeno veículo), teses primitivas, linha ortodoxa, mais individualista, o que interessa é : eu e minha salvação. O ideal é o monge.

HISTÓRIA:

Séc VI aC, 2.500 anos, havia na Índia, uma tribo sakyas, cujo rei era Soudhodhana. Este não tinha filhos e rezava todos os dias aos deuses e Ihes oferecia sacrifícios. Qdo tinha 50 anos, a rainha deu à luz um filho, que se chamou SIDDHARTHA.


Aos 12 anos enverga o fio sagrado, e, aos 19 anos se casa. Mora num palácio. É feliz. Tem um filho, mas a vida não o satisfaz.


Aos 29 anos aos sair de casa 1 encontra um ancião e compreende que a vaidade da sua juventude fatalmente acabará na velhice; 2 encontra um doente e compreende que sua saúde dará lugar à doença; 3 um cadáve'r e diz a si mesmo: para que a vida, se inevitavelmente a morte virá? 4 monge de feições calmas e felizes e decide, então, seguir o monge e renuncia à família e ao luxo. Raspou a cabeça e a barba; deu suas roupas de príncipe a um mendigo. Procurou a sabedoria com grandes mestres que Ibe respondia: "Estuda os vedas". Mas ele já os estudara e ainda não havia encontrado a paz.

Encontrou 5 monges q procuravam a sabedoria. Estes dizem que só através do ascetismo é que se chegaria lá. Durante 7 anos fez jejuns e penitência até q um dias desmaiou de fome' e fraqueza. Acordado, comeu e sentiu forte para pensar. Compreendeu que não era através de ascetismo que se chagava à sabedoria. Os 5 monges, escandalizados, o abandonaram.
Chegou debaixo de uma figueira braba e disse: "aqui fico até descobrir a "sabedoria" e, finalmente, em 8 de dezembro, exclamou: "Descobri que do bem deve vir o bem e do mal deve vir o mal". É a noite sagrada em que Sidhartha se tornou BUDA, o iluminado. Foi a Benares, contar aos 5 monges, que disseram:"Mas isto não é novidade". Buda afirma que "Se esta lei é verdadeira, então os sacrifícios e as preces dos deuses são estúpidos. O fogo é Sempre quente e o gelo é sempre frio. A água corre ­sempre para baixo. Ora, não é com sacrifícios e orações que vão mudar estas coisas. Logo. elas são inúteis. Se isto é verdade os ídolos são inúteis. E então os vedas não são livros sagrados, pois nos mandam fazer orações e sacrifícios e adorar os ídolos. Os vedas nos mandam acreditar que Brahma dividiu os homens em castas, então isso não é verdade. A única divisão é em bons e maus. Nem creio que o mundo foi criado por Brabma. O mundo sempre existiu e sempre existirá".

As verdades do BUDISMO sobre a DOR:
1. A vida é cheia de dor. Há um passado, um presente e um futuro de dores. 2. Provem do desejo de experiências sensoriais.
3. É preciso apagar esse desejo de escapar, assim, à corrente das coisas dolorosas,
cruentas e ilusórias, que constituem o mundo. Assim, se entra no NIRV ANA: é o
aniquilamento da existência individual e a extinção do sofrimento. É o céu do
budismo. O NIRVANA não é o encontro com Deus, porque o budismo não se
preocupa com a existência de Deus.


RECENTEMENTE: Congresso em Bangkock, Tailândia, chegou a conclusão da necessidade de lutar para tirar do mundo a idéia de Deus, que encoraja os regimes totalitários.

4. O desejo apaga-se quando se segue o meio-caminho. Nada de prazeres, renúncia, ódio,amor, tristeza, alegria. Ao meio caminho se chega seguindo o sagrado caminho das oito vias. ( oito regras de vida).


II - OITO REGRAS DE VIDA
1. Fé pura: a verdade é o guia do homem;
2. Vontade pura: ser sempre calmo e nunca fazer dano a nenhuma criatura;
3. Palavra pura: nunca mentir, nunca difamar ninguém e nunca usar a linguagem
grosseira ou áspera; .-"
4. Ação pura: nunca roubar, nunca matar e nunca fazer nada de que uma pessoa
possa mais tarde arrepender-se ou envergonhar-se;
5. Meios de existência: nunca escolher uma ocupação que seja má, tal como a
falsificação, manejo de coisas roubadas, usura e semelhantes. 6. Atenção pura: procurar sempre o que é bom e afastar-se do que é mau. 7. Memória pura: ser sempre calmo e não permitir-se pensamentos que estejam
dominados pela alegria ou pela tristeza.
8. Meditação pura: consegue-se quando todas as regras foram seguidas e a pessoa
atingiu o nível da paz perfeita.


MORAL NEGATIVA
1. Não matar( nem mesmo animal);
2. Não furtar;
3. Não tomar a mulher do próximo;
4. Não mentir;
5. Não tomar bebidas alcoólicas.

MORAL POSITIVA
1. Resignação ao sofrimento individual, a meditação sobre o sofrimento dos vivos, o esforço por participar, em imaginação, de suas dores e alegrias, a benevolência (libertação do coração), a piedade, o perdão das ofensas e o sacrifício por outrem.
MONGES: 240.000. Tailândia 18.000 Mosteiros. POPULAÇÃO: 26 milhões
1 OU 2, cabeça raspada, manto laranja, flor de loto na mão e pendurado no braço um prato para esmola. O FIEL DIZ "OBRIGADO"por um monge ter aceito sua oferta.

Mandamentos (CONTINUAÇÃO)
6. Não tomar qualquer alimento além da refeição do meio-dia;

7. Evitar os espetáculos mundanos;
8. Não ornamentar nem perfumar o próprio corpo.
9. Evitar os leitos macios ou elevados do chão.
10. Viver em constante pobreza

OBEDIÊNCIA: CASTIDADE PERFEITA, OBEDIÊNCIA E POBREZA.

SALVAÇÃO: Basta seguir as máximas de Buda e chegar-se-á pelas próprias forças do NIRVANA.

CUL TO: o ateísmo búdico comporta somente o culto da recordação. 4 x p/mês.

CONTRIBUIÇÃO: espalhou na Ásia o ideal de doçura e compaixão, apagando a crueldade de centenas de povos orientais.

BUDA morreu, em 477 aC, com 80 anos. Disse que não era Deus e não queria ser adorado. Buda é considerado como encarnado numa espécie de papa. DALAI-LAMA, chefe de uma teocracia.

1 comentários:

Anônimo disse...

Some men in this region wear too long pants/trousers

SIM! NÓS PODEMOS MUDAR.

A nossa missão na terra é lutar, constantemente, pela liberdade de expressão, pela paz e harmonia, por uma sociedade que priorize o caráter e não a cor, por uma evolução constante e permanente, enfim lutar para sempre sermos felizes.

 

Modified by: NathaN Web - Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.